segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Vida de B-P - O Inventor do Escotismo

Em 22 de fevereiro de 1857 nascia, em Londres, capital da Inglaterra, o menino Robert Stephenson Smith Baden-Powell, que mais tarde seria famoso no mundo inteiro como fundador do Escotismo.

Aos três anos perdeu o pai, ficando aos cuidados da mãe até seus oito anos, quando ingressou no ensino básico.

Teve uma infância muito divertida na companhia dos irmãos mais velhos. Assim, desde menino, B-P aprendeu em caminhadas e excursões a ter confiança em si mesmo. Sempre encontrou na mãe e em seus irmãos o apoio necessário e mais tarde lembrava-se da infância como um tempo muito feliz. Nas férias ele sempre aproveitava para acampar com seus irmãos.

Em 1869 entrou para o Colégio de Charterhouse, onde concluiu o ensino médio. Nesta época já desenhava bem, tocava piano, violino e participava das atividades teatrais dos colegas, dando uma de ator cômico. Era inteligente e esperto, trabalhando muitas vezes de pedreiro, guiando barcos e seguindo pistas nas florestas.

Pretendia matricular-se na Universidade de Oxford, porém, não conseguiu. Mas, a abertura de um concurso para aspirantes do Exército deu-lhe uma oportunidade e o jovem Baden-Powell foi classificado em 2º lugar na Cavalaria, numa turma de 700 candidatos. Estava aberto o caminho para sua vida de aventuras e glórias.

Como oficial de carreira viajou muito e conheceu boa parte do mundo. Em suas viagens, B-P conheceu tribos de guerreiros da África e vaqueiros americanos, conviveu com indígenas da América e do Canadá. Com sua competência, honestidade e exemplo liderança, teve uma brilhante carreira militar.

Em 6 de dezembro de 1878 desembarcou na Índia para servir no 13º Regimento de Hussardos, sediado na fronteira com o Nepal. Foi um longo período de aprendizado, que resultou em experiências para o escotismo; uma delas foi em relação à economia.

Além de uma carreira excelente no serviço militar (chegou a capitão aos vinte e seis anos), ganhou o troféu esportivo mais desejado de toda a Índia, o troféu de "sangrar o porco", caça ao javali selvagem, a cavalo, tendo como única arma uma lança curta. Vocês compreenderão como este esporte é perigoso ao saber que o javali selvagem é habitualmente citado como "o único animal que se atreve a beber água no mesmo bebedouro com um tigre.

As agitações da África do Sul fizeram com que o 13º R.H. fosse transferido para lá, a terra dos Bechuanas e novo teatro de aventuras se abriu para B-P. Executou serviços de exploração e vigilância, nas horas de descanso identificava-se com a terra, empreendendo caçadas, excursões e reconhecimentos.

Já como major em 1888, servindo no Estado-Maior, voltou à África para combater na luta sustentada contra os Zulus.

As tropas inglesas da Costa do Ouro, entrando em guerra contra os Achantís, necessitavam de seus serviços. É novamente enviado à África, pacificando a região em 1896. Em junho deste ano, participa como Chefe do Estado–Maior, da campanha contra os Matabeles, o que considerou ser “a maior aventura da sua vida”.

Como coronel, comandou o 5º Regimento de Dragões da Guarda, na Índia. Permaneceu na Ásia de 1898 e 1989, quando foi mandado à África do Sul, onde os ingleses combatiam os Boers.

Mafeking é o teatro da maior glória de B-P, com 800 homens consegue defender por 217 dias, contra 10 mil inimigos, uma cidade aberta - de 13 de outubro de 1899 a 18 de maio de 1900. É também a oportunidade dos meninos, demonstrando sua capacidade na execução de serviços de guerra. B-P recolhe a semente do Escotismo, que cultiva durante sete anos em experiências cada vez melhores.

Os nativos o temiam tanto que lhe davam o nome de "Impisa", o "lobo-que-nunca-dorme", devido a sua coragem, sua perícia como explorador e sua impressionante habilidade em seguir pistas

É muito importante lembrar que, apesar das raízes do Escotismo estarem no militarismo, nosso movimento não é para formar “soldados mirins” e sim, fazer com que as crianças e jovens possam aproveitar a natureza participando de jogos e brincadeiras ao ar livre, aprendendo a cozinhar, respeitar a natureza e desenvolver seus sentidos, entre outras coisas.

Em 1907 assentou as bases do Escotismo. Daí em diante constituiu sua preocupação principal. Para dedicar-lhe todo o tempo pede demissão do Exercito em 1910, percorre o mundo, visita a Ásia e a América, incentiva o movimento, organiza associações. Casou-se em 1912.

Em atenção aos relevantes serviços prestados à juventude mundial, com a criação de seu notável sistema de educação, na primeira concentração mundial escoteira, realizada em 1920, em Olimpia (Londres), B-P foi aclamado “Chefe Escoteiro Mundial”. Este título, de caráter pessoal, extinguiu-se com a vida do grande educador.

Em 1909, ganhou um título de coragem do Rei Edward VII, tornando-se “Sir” por seus serviços prestados à Nação e, em 1929

foi agraciado com o título de “Lord”, por sua dedicação à causa da juventude, escolhendo Gilwell para este título.

Mais de 80 anos de constantes exemplos das virtudes escoteiras fizeram de Lord Baden-Powell of Gilwell o Chefe. Passou os últimos dias de sua vida na África, falecendo em 8 de janeiro de 1941, em Nairobi, Quênia, ao pé do monte Kilimanjaro onde se acha sepultado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário