segunda-feira, 16 de novembro de 2009

História do Escotismo no Brasil

A primeira notícia sobre o Escotismo publicada no Brasil foi no dia 1º de dezembro de 1909, pela revista Ilustração Brasileira editada no Rio de Janeiro, e com circulação nacional. A reportagem tinha o título: Scouts e a Arte de Scrutar (sondar). A matéria fora preparada na Inglaterra pelo 1º Tenente da Marinha de Guerra Eduardo Henrique Weaver, onde se encontrava a serviço.

Um grupo de suboficiais se entusiasmou com o revolucionário método de educação complementar imaginado por B-P, entre eles estava o Suboficial Amélio Azevedo Marques que fez com que seu filho Aurélio ingressasse em um dos Grupos Escoteiros locais, tornando-se o primeiro Escoteiro Brasileiro ou, mais precisamente, o primeiro Boy Scout Brasileiro.

O Encouraçado "Minas Gerais", navio onde estava embarcada a maioria dos militares interessados em trazer para o Brasil o Movimento Escoteiro, chegou ao Rio de Janeiro em 17 de abril de 1910. No dia 14 de junho do mesmo ano, na casa número 13 da Rua do Chichorro no Catumbi, Rio de Janeiro, reuniram-se, formalmente, todos interessados pelo escotismo e embarcados nos navios que haviam chegado ao Brasil.

O termo escoteiro foi adotado no Brasil como tradução de scout. O escoteiro é o esclarecedor, é o indivíduo obediente, atento, ágil, inteligente, que explora o terreno, observa as condições do local e informa com segurança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário